Inscrever-se como Ministrante de Mini-Curso

Título: SOCIEDADE DE CONSUMO E EDUCAÇÃO: REFLETINDO PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DA TEMÁTICA DO CONSUMO

Descrição: Este minicurso se propõe a dialogar e a refletir junto a acadêmicos e profissionais da educação, algumas questões engendradas nessa sociedade aonde o consumo vêm se mostrando como um dos eixos de organização. Com mesma importância, almeja construir um pensamento crítico-reflexivo sobre a sociedade de consumo e sobre as possíveis práticas pedagógicas a partir desta temática. OBJETIVOS - Elucidar a temática sociedade de consumo; - Compreender aspectos importantes sobre a passagem da sociedade de produtores para a sociedade de consumidores; - Perceber o quanto tais mudanças interferem na formação da nossa identidade e na formação da identidade do outro; - Refletir sobre a prática docente a partir desse contexto; - Construir uma sequência didática sobre consumo. METODOLOGIA 1º momento: Como abertura do curso e introdução à temática será exibido o curta metragem “Happines” de Steve Cutts, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sR8-nnXCUdg. 2º momento: Por meio de slides, os participantes terão uma explanação ampla sobre a sociedade de consumo e formação do sujeito embasada por importantes autores tais como Bauman, Hall, Lipovetsky, Sarlo, Canclini entre outros. Durante a exposição das ideias dos teóricos, os professores ou acadêmicos serão instigados a pensar a sociedade de consumo, identificando práticas cotidianas de consumo dentro e fora da escola. 3º momento: Os participantes terão de se dividir em pequenos grupos e elaborar uma sequência didática abordando o tema consumo, embasados pelos referenciais teóricos apresentados anteriormente. Como aportes para a construção serão disponibilizados materiais tais como: revistas, brinquedos, roupas, anúncios publicitários, rótulos de produtos. Caso desejarem, poderão criar outros dispositivos para elaborar a sequência. 4º momento: Será realizado um seminário, para que os grupos apresentem suas sequências didáticas. Nesse momento, todos terão a oportunidade de socializar, discutir e refletir sobre o conteúdo das sequências didáticas produzidas. Também serão discutidos alguns planos de aula sobre consumo, retirados do Portal do Professor – MEC, destacando pontos positivos e/ou negativos dos mesmos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Contextualização da sociedade de consumo; - Pensando o consumo a partir de nossos comportamentos; - O perfil do sujeito consumidor contemporâneo e globalizado; - Como nos tornamos aquilo que somos hoje? - O consumo de mercadorias e os sujeitos tornando-se a própria mercadoria; - Como o consumo adentra a escola? - O consumo como tema integrador na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC); - Planos de aula sobre consumo. RECURSOS MATERIAIS - Datashow; - Folhas de ofício; - Canetas; - Cola; - Tesoura; - Revistas*; - Rótulos e embalagens de produtos*; - Roupas*; - Brinquedos*; - Anúncios publicitários*. Obs.: Os materiais sinalizados por asteriscos serão levados pela professora Paula.

Horário: 26/9 - 9h às 12h

Idade: Sem restrição

Número Máximo de Participantes: 15

Nível de Ensino:

  • Ensino Superior
  • Pós-Graduação

Integrantes: